Pular para o conteúdo principal

A Hierarquia das Necessidades do Ser Humano!




A Hierarquia das Necessidades de Maslow (Pirâmide de Maslow), é uma teoria proposta pelo psicólogo americano Abraham Maslow-1943. Essa teoria apresenta uma escala de necessidades humanas, em que cada nível de necessidade deve ser satisfeito para que a pessoa possa buscar a realização da necessidade em um nível acima.

Primeiro degrau- Fisiologia. Na base da pirâmide estão as necessidades fisiológicas, a busca por alimentação, água, abrigo e outras necessidades básicas para a sobrevivência humana.

Segundo degrau- Segurança. Necessidades de segurança, que se referem à busca por proteção física e emocional, segurança no trabalho e em casa (família).

Terceiro degrau- Social. O terceiro nível é o das necessidades sociais, que incluem a necessidade de pertencer a um grupo, de amar e ser amado, de ter amigos e de ter um senso de comunidade.

Quarto degrau- Estima. A busca por respeito, autoestima e reconhecimento social (status)

Quinto degrau- Autorrealização. Por fim, no topo da pirâmide, o desejo humano de alcançar o seu pleno potencial e realizar as suas metas pessoais, profissionais e desenvolver a sua espiritualidade (este último acrescentado por mim).

É possivel sair do primeiro degrau e chegar no último? Com certeza. Porém para alcançar o topo é preciso desenvolver ao máximo as nossas capacidades, e para isso a autoconhecimento é imprescindível!

O homem não foi estimulado a ter autoconfiança. autoestima, e sim, pensar que tudo, sua prosperidade como um todo, depende do que está fora dele, do que norteia a economia, política, religião...enfim, que ele não tem autonomia para criar, sustentar seus próprios conceitos, padrões e vencer suas próprias barreiras, que ele mesmo se impõe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A casa "3"

  Sempre reduzir o número da casa ou apartamento, se for necessário, até chegar a um dígito (1 a 9). Se der 11 ou 22 não reduz, pois são números mestres. Se houverem letras adicionais, elas também tem valor numérico correspondente e entram na redução.  Ex: casa 3 ou 345=12=3  É fácil perceber a casa 3. Ela tem uma energia de criança. É alegre, dinâmica, a campainha toca muito. É um entra e sai o tempo todo de pessoas e mercadorias. Tudo é motivo de comemoração.  O lado sombra fica por conta da descompensação, principalmente financeira. Pode haver desperdício de dinheiro, tempo, energia, água... Para compensar, caso haja excesso, é preciso trazer a energia do Elemento Terra (aterrar, trazer para a realidade). Objetos de decoração na cor terrosa, amarela, é uma boa pedida. Alimentos (frutas) nesse tom também são bem vindos. O formato geométrico "Quadrado" remete também à terra, portanto use-o na decoração. Dúvida, me chama!

A casa "7"

Sempre fazer a redução até chegar a um dígito (1 a 9). Se der 11 ou 22 não reduz, pois são números mestres. Se for edifício, fica valendo o número do apartamento. Se houverem letras, elas tem valor numérico correspondente. A casa 7 é uma casa discreta. Há conexão com a fé, sabedoria, quietude. É uma casa onde há muita concentração, aprofundamento. Costuma ser silenciosa e as pessoas conseguem ficar horas entretidas com atividades que demandem foco, atenção, análise. Pessoas que tenham uma tendência a ter depressão ou quadro semelhante, não serão beneficiadas com a energia desse lar, já que a casa exige um certo afastamento, isolamento. Para dar entrada à novas energias, movimento, a dica é programar-se para convidar alguém do agrado da pessoa ou grupo, uma vez por semana,  para uma conversa, um café, almoço...ou também fazer uma visita a alguém.  Renovar a energia com plantas, flores e objetos de decoração com cores alegres. Passeios nos arredores, parques, adotar um pet também ajuda m

A casa "4"

  Sempre reduzir o número da casa ou apartamento, se for necessário, até chegar a um dígito (1 a 9). Se der 11 ou 22 não reduz, pois são números mestres. Se houverem letras adicionais, elas também tem valor numérico correspondente e entram na redução.  Ex: casa 4 ou apê 85=13=4 Esta é a casa de quem gosta de trabalhar. É organizada, disciplinada, muito pé no chão. Quase tudo gira em função do trabalho, há pouco relaxamento nesse aspecto. Também há uma tendência das coisas irem num ritmo mais lento, demorarem para acontecer, característica do 4 (quadrado, numa caixa).  Para dar uma movimentada, equilibrar os excessos, a dica é trazer para a decoração objetos, imagens de hélice, rodas, carros, motos, bike... Um globo terrestre também vem a calhar, já que a casa 4 fica um tanto limitada no âmbito geográfico. O globo traz essa "energia de mundo", amplia, e estimula as viagens. Quadros, imãs de geladeira lembrando lugares, cidades, destinos, também trazem essa vibração. A casa tam